sábado, 6 de dezembro de 2014

HISTÓRIA DO CINE TEATRO APOLO



CINE TEATRO APOLO, UM SÉCULO DE ARTE E  DEDICAÇÃO A CULTURA PALMARENSE. 


                            O Cine Teatro Apolo, situado no centro da cidade de Palmares, é uma construção de estilo eclético, apresentando característica de gosto popular, aliadas a elementos híbridos de influência predominantemente clássica. A planta baixa do prédio desenvolve-se de forma simples, praticamente dentro de um retângulo, formando uma plateia com 460 cadeiras ladeada por dois corredores laterais, originalmente sem cobertura. 
                                      No inicio do século XX, aproximadamente em 1907, comerciante Fausto Figueiredo (antes de ser gestor municipal) adquiriu um grande casarão situado defronte a Matriz Nossa Senhora da Conceição dos Montes.
                            Fausto Figueiredo reformou o prédio e inaugurou em 06 de dezembro de 1914 em um momento em que a cultura local ganhava destaque na sociedade local, este, foi o primeiro a funcionar no interior de Pernambuco e o terceiro no Estado. A importância deste investimento cultural refletiu de forma significativa em toda região e Estado de Pernambuco, pois outros cinemas foram erguidos na região como meio de fomento cultural. Também foi edificado nas terras da usina de Serro Azul um Cinema pelo então Coronel José Piauhylino Gomes de Melo Filho, na Usina Piranji outro foi levantado pelo Coronel Manoel da Fonseca Galvão no ano de 1938, no ano de 1958 o Usineiro Antônio Ferreira Costa Azevedo inaugurou o “Cine Teatro Diamante”, o objetivo dos senhores de engenho, era proporcionar uma noite agradável aos trabalhadores do campo que durante todo dia trabalho.
                            O Cine Teatro Apolo, em Palmares, teve grande importância no cenário cultural de nosso Estado, foi marco decisivo no enriquecimento intelectual de grandes artistas, além de servir de entretenimento e fomento cultural. Em seu palco aconteciam rotineiramente inúmeros espetáculos teatrais, recitais, filmes e muitos outros atrativos culturais e sempre com casa cheia. O nome “APOLO” ao Cine Teatro originou-se da paixão do proprietário do cinema ser admirador de um ator famoso de um filme de faroeste chamado de Apolo, já dentro de uma visão histórica mundial, a abertura do Cine Teatro Apolo, deparava-se com o início da II Guerra Mundial.
                            O Cine Teatro Apolo foi programa de muitos em quase toda Região, mesmo com o cinema mudo e algumas vezes animados por orquestras de artistas locais era um deslumbro suas apresentações e o orgulho maior de seus conterrâneos.             O Cine Teatro Apolo, foi sempre notícia em periódicos locais, inclusive o Maior nome do Modernismo “ASCENSO FERREIRA” publicou uma nota no jornal “A NOTÍCIA” fazendo alusão a maior a esta enorme representatividade cultural de Palmares.
                            Um dos mais importantes clássicos exibidos no Cine Teatro Apolo, foi o filme “O ÁGUIA” que com casa cheia exibiu diversas sessões onde tiveram presentes diversas autoridades do município e do Estado de Pernambuco. Em outra apresentação cultural, o Cine Teatro Apolo chegou a reunir cerca de 6.000 (seis mil) pessoas em seu interior em três turnos, incluindo lançamento de livros, exposições de arte e sessões gratuitas de cinema oferecidas às escolas publicas e privadas do município.
                                   Durante um ritmo acelerado o Cine Teatro Apolo funcionou durante setenta (70) anos e depois parou de funcionar por diversos motivos, ente eles a falta de apoio à SÉTIMA ARTE, e também os avanços tecnológicos, com a CHEGADA DO VÍDEO CASSETE E OS CANAIS ABERTOS DE TELEVISÃO, fazendo com que muitos preferiam a comodidade de suas residências para verem suas projeções; dessa forma, o Cine Teatro Apolo assistiu sua própria decadência. Quando, porém já não se tinha mais o que fazer, o atual proprietário “AMARO BEZERRA DE VASCONCELOS” vendeu o prédio ao então gestor municipal da época, “LUIZ PORTELA DE CARVALHO”. Em 1980, o Cine Teatro Apolo encontrou o seu maior auge, e é exatamente nesta década deu-se o seu tombamento pelo Patrimônio Nacional e em 1984. Após um breve período de inatividade foi ameaçado de se transformar em um banco, igreja evangélica ou loja de eletrodomésticos, porém como diz Juareiz Correya “ foi salvo, em 1983, para a perenidade da sua história, pela ação empreendedora do então prefeito Luís Portela de Carvalho, ao adquirir o imóvel para a Prefeitura dos Palmares com o objetivo de transformá-lo em sede da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho”,  homenageando o teatrólogo, romancista, professor, autor, crítico, ensaísta e palmarense, Hermilo Borba Filho (1917-1976).

            O Apolo ficou fechado por mais de uma década, aproximadamente 15 anos, sofreu enchentes e depois de reformado em 2010, pelo Governo do Estado “EDUARDO CAMPOS” foi reinaugurado no dia 9 de junho, dentro da programação do 131º, aniversário de emancipação do Município dos Palmares, porém, poucos dias depois foi alvo novamente de mais uma tragédia natural “A ENCHENTE DE 2010” e mais uma vez o Cine Teatro Apolo fico fechado e só reaberto em Março de 2013 graças ao incentivo dos próprios artistas palmarense e a sensibilidade do Gestor Municipal JOÃO BEZERRA CAVALCANTI FILHO e o então presidente da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, LUIZ ANTÔNIO MARQUES DE MELO “LULIKA”.
                            E no centenário do Cine Teatro Apolo, a população pode conferir uma intensa atividade cultural com atividades naturais de teatro e de cinema além de em seu palco, dança, música, e apresentações culturais e lançamento de livros promovendo, em seu privilegiado auditório, palestras, debates e encontros culturais que refletem o seu importante papel de teatro mais antigo do Interior do Estado e de sede da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, a primeira fundação cultural criada no Interior de Pernambuco. Uma instituição municipal que, por suas ações abrangentes, já representa a cultura de toda a região Mata Sul pernambucana. 


Fontes:

Disponível em: <https://www.facebook.com/pages/Cine-Teatro-pollo/354426194663064> Acessado em 22 de Outubro de 2014 ás 18:00.
Disponível em: http://www.nacaocultural.com.br/decreto-cine-teatro-apollo-palmares/ Acessado em 10 de Novembro de 2014 ás 16:00.

Disponível em: http://antoninojr.blogspot.com.br/2010/06/cine-teatro-apolo.html> Acessado em 20 de Novembro de 2014 ás 22:00.

Nenhum comentário: